terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A ARTE DE NADAR

Nadar é flutuar e se deslocar na água, é uma atividade praticada por diversas pessoas. Tanto por sobrevivência como por esporte ou lazer a natação é uma atividade muito importante, pois, se analisarmos mais detalhadamente alguns aspectos orgânicos, veríamos com muita clareza que esta atividade, quando praticada com a devida orientação traz benefícios fantásticos, alguns deles poderíamos citar.
a) Um dos fatores que ocorrem é que quando expiramos com a cabeça dentro da água imprimimos uma força maior que quando expiramos normalmente, e por isso dizemos que a natação trabalha e desenvolve a capacidade pulmonar do ser humano.
b) Há também o fator de que a natação trabalha com muitos grupos musculares ( quase todos ), e por isso desenvolve tanto o tronco como membros superiores e inferiores o que é uma coisa muito positiva, ao contrario de esportes específicos que muitas vezes trabalham somente determinados grupos musculares.
c) Talvez o mais importante seja o aumento da capacidade cardiovascular ( sistema circulatório ), pois os nadadores desenvolvem um trabalho com seus corações ( o coração é um músculo ). E quando estão em repouso, ou em outras atividades que não sejam esportivas exigem menos esforço do coração. Ou seja: o coração passa a bater mais devagar em momentos de repouso.
d) A água é um ambiente muito agradável, e dá ao ser humano uma sensação de tranqüilidade , assim sendo é um esporte calmante, relaxante e agradável.
e) Novamente aqui estaremos citando a água como benfeitora! Não há impactos como em outros esportes, pois inserido na água o nadador não está sujeito aos impactos de esportes que ocorrem em quadras poli-esportivas, corridas, ou mesmo ciclismo. Muitas vezes nos joelhos.
F) Relacionando a natação com outros esportes, como por exemplo o futebol, basquete rugbi, karatê ou luta livre diremos aqui que a natação é um esporte em que não há contato físico com os adversários. Isso em um ponto de vista é muito bom, pois não havendo contato estamos evitando lesões de grande valia que na maioria das vezes estão sujeitas as pessoas que praticam esportes de contato.
g) Sendo a natação um esporte individual, é ela uma grande aliada no que se refere à parte psicológica do nadador, pois este, quando está nadando está “sozinho”, e com isso consegue pensar em muitas coisas enquanto nada. Diremos aqui que a natação é um esporte que induz a pessoa que está nadando a pensar em muitas coisas.
A natação logicamente possui muitos aspectos positivos, com esta mesma lógica poderíamos descobrir aspectos negativos, como por exemplo: infeções de ouvido, no caso de piscinas: ardência nos olhos decorrentes do cloro, cabelos ressecados ou pele desidratada.
EM RELAÇÃO AO INSTINTO: A única coisa que temos absoluta certeza é que a natação é além de tudo uma atividade de grande importância, em primeiro lugar no que se refere à própria sobrevivência, pois se estivermos em um barco e este por um a caso vier a afundar em um local próximo ( que seja 4 ou 5 KM ) da costa: O quê faremos? Como se procede neste caso? A solução mais adequada seria nadar, nadar e nadar... até encontrar a praia... pois, nadar é a própria sobrevivência...
Será que o ato de nadar é inato no ser humano? Ou seja: será que todos os seres humanos nascem sabendo nadar? É uma pergunta muito interessante, pois nadar, a partir desta afirmação, seria um instinto inato no seres humanos.
Certa vez, uma psicóloga me contou a história de um avião que caiu no meio do mar... Nele estava um homem que nunca havia nadado antes, e ele, mesmo sem saber nadar, pela força da sobrevivência instintiva conseguiu inventar uma maneira de nadar, no mesmo momento em que caiu na água... Assim ficará uma pergunta aqui e aos que quiserem tentar encontrar uma resposta, que o tentem, e se quiserem me remetam esta resposta por escrito...
Nadar é um ato instintivo, que está inserido nos seres humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário