terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TRAVESSIAS

TRAVESSIAS

As travessias são provas de natação em que atletas devidamente preparados devem nadar por um longo período de tempo através de extensas metragens em locais que podem variar, podem ocorrer travessias em mares, canais, rios, represas ou lagos.
São provas que exigem resistência, e longas metragens de treino semanal. Além de existir o fato de serem muito longas no que se refere ao tempo e à distância, devemos nos ater ao fato de que no caso de mares existem empecilhos diversos como a temperatura da água que pode estar muito fria, o sal do mar ajuda para desidratar o nadador. Também as ondas e correntes marítimas são empecilhos bastante difíceis de serem superados, principalmente quando se treina em piscina.
Para superar o problema de temperaturas pode-se usar uma roupa chamada neo-prener, encontrada em lojas de esportes radicais, ou mesmo de surf, é importante que esta roupa não tenha manga, justamente para que não se crie uma vermelhidão dolorosa na região da axila.
Acontece que o uso do neo-prener é proibido em algumas competições, talvez pelo fato de por os competidores que não têm neo-prener em desigualdade, pois além de ajudar a aquecer o corpo o neo-prener é um tipo de roupagem que ajuda na flutuabilidade do nadador, uma vez, em uma travessia já vi um nadador com hipotermia, com cãibras por todo o corpo... Talvez seria melhor mudarmos algumas regras nestes tipos de competições, como por exemplo permitir o uso de neo-prener a atletas não competitivos, para que assim seja mais valorizada a vida humana, pois creio eu que há um grande risco de morrer afogado um atleta com hipotermia ( perca de temperatura corporal ) e cãibra que nada no meio de um canal.
No que se refere ao sal do mar devemos citar que pode-se colocar dentro do maiô ou sunga do atletas carbohidratos em gel, para evitar assim a desidratação. No caso de ondas ou correntes marítimas é interessante conversar com alguém que conheça a região e nadar sempre com alguém mais experiente, e que conheça as águas.
Mas, na realidade, fazer uma travessia é algo totalmente sensacional. Um sentimento totalmente diferente daquele que se têm quando nadamos em uma piscina. Uma vez, um colega meu, nadador igualmente chegou a comparar uma piscina a uma banheira, fazendo relação com os lugares naturais em que podemos nadar, que em suma são locais com muito mais dificuldades, mas ao mesmo tempo muito mais agradáveis que a dita “banheira”.
Chegar ao limite do que o corpo e a mente humana são capazes de fazer é algo que poucas pessoas têm o privilégio de experimentar, pois a maioria das pessoas não têm paciência ou vontade de treinar, sabemos também que alguns não sentem prazer pela atividade física, o que ocorre é que esta falta de atividade é algo devido ao aprendizado ou mesmo ao costume, sabemos pela lei de Nêwton que se um objeto está parado ele terá tendência a continuar parado, e se está em movimento terá a tendência de continuar em movimento. Esta mesma lei podemos aplicar ao corpo humano. Quem nunca ouviu falar que o mais difícil é começar o treinamento? Pois isto é! É mais fácil nadar 2KM depois de já se estar nadando que começar a nadar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário