terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Treinamento de resistência

Treinamento de resistência

Neste capítulo temos um exemplo de treinamento longo, e mais alguns outros tipos de treinamento de longa distância um pouco diferenciados, já cheguei no máximo a nadar 10 Km somente de crawl, mas sei que é perfeitamente possível nadar uma distância maior que esta. E há também neste capítulo inclusive o projeto de um treinamento de 15 km e suas nuanças, e detalhes que são tão ou mais importantes que o próprio treinamento. Aqui quero agradecer ao nadador Adriano do clube Banespa, que juntamente comigo nadou a distância de aproximadamente 8 Km, o que foi um treinamento genial, em que conseguimos em conjunto superar nossas próprias expectativas, e que é o esporte senão a superação de marcas, tempos e recordes, pois neste dia superamos o que nem imaginávamos que poderíamos fazer. Digo que foi a partir deste dia que me interessei a fazer longas distâncias nadando.

Treinamento de natação (resistência) ou endurance training

Piscina = de 48 metros
Distância total = 10080 metros / 10 Km
Tempo “real” previsto = 4 horas
Acréscimo de 15 minutos devido aos intervalos
Velocidade média prevista = 0,72 metros por segundo ( m/s )
Fontes de energia e tipos de compostos equilibrantes = Carbohidratos ( glicose, sacarose, maltodextrina e frutose), sais minerais ( sódio, potássio, cloreto, cálcio, fósforo, magnésio, cromo ) Vitaminas ( C, B5, B6, B2, B1, B12 ), H2O
O que comer? = Papinha de nenê ( têm de tudo ), Gatorade, banana ( potássio, que contribui para uma boa função muscular ), Sport drink ( carbohidrato ), coca-cola ( glicose e cafeína ), Água ( para combater a grande perca de líquido, quase imperceptível na natação.)
Será permitida a utilização de outros estilos de natação ( como: Peito e Costas ), já que a distância é demasiadamente grande há uma real necessidade de variação dos grupos musculares, sendo que estes estarão logicamente fadigados, e no caso do Crawl é interessante executar variações de respirações diversas, utilizando: 2-1 ( direita e esquerda ), 3-1, ou 4-1 ( direita e esquerda ), sendo que a mais aconselhável é 2-1 pelo fato de esta contribuir mais para um maior consumo de oxigênio.
Atletas = Pompeo e Adriano
Número total de chegadas = 105 Arrives


Importante: Não sair em um ritmo muito forte. Manter sempre um ritmo constante, é natural que as dores apareçam ( principalmente no ombro e costas, porém é importante lembrar que tudo tem o seu limite, e neste tudo está incluído o corpo humano. É bom alongar nos intervalos, no sentido de diminuir dores musculares, vamos tentar nadar sempre juntos, já que assim poderemos parar nos intervalos ao mesmo tempo, e será mais fácil no sentido de um “puxar” o ritmo do outro.


Observação e comentários: A pesar de Ter sido permitido a utilização de outros estilos de natação, dentre as 105 chegadas foi executada somente uma chegada de peito sendo que as outras 104 foram de crawl ( A não ser o sprint final do atleta Adriano, que foi executado em nado borboleta )Foi difícil porém não impossível, dentre uma série de coisas foi concluído que não se deve utilizar para o momento da reposição de nutrientes potes de vidro, pois no decorrer do percurso foram quebrados 2. Para resolver esta situação poderíamos com uma antecedência prévia colocar a comida ou o que for em potes de plástico ( tape were ). O ritmo imprimido foi bastante forte, sendo que nenhum dos dois atletas havia treinado com antecedência para efetuar um treinamento deste porte, notamos que inicialmente o ritmo estava forte demais, o atleta Pompeo ficou ligeiramente à frente do atleta Adriano por uns tantos quilômetros. Ocorreu que o atleta Adriano não se hidratou adequadamente, devendo futuramente dar uma maior importância à parte de carbohidratação visando um melhor rendimento. No tempo três o atleta Adriano assumiu a liderança ( não se trata de uma corrida. ), imprimindo um ótimo ritmo ao treino, sendo que o atleta Pompeo já não agüentava mais lá pelo final do tempo quatro ( aproximadamente duas horas de treino ), ao mesmo tempo Adriano se encontrava muito bem, e foi um momento crucial o da Quarta parada, pois Pompeo não se encontrava bem psicologicamente pois sentia que seu corpo estava ao extremo, Adriano muito bem se encontrava, e puxou o ritmo durante os 2400 metros mais importantes deste treino, quando foi feita a quinta parada já não haviam mais dúvidas: sabiam que iriam conseguir completar os dez quilômetros da “Travessia maratona aquática iron man Banespa”. E foi com um excepcional “sprint final” de exatamente 48 metros que se finalizou a vitoriosa empreitada.
Agradecimentos aqui vão à todos aqueles que ajudaram, contribuíram ou admiraram para que este treinamento se realizasse, pois se não fosse a ajuda de todos, não conseguiríamos realizar este evento!!! ( Valeu Orlando!!! )

Um comentário:

  1. Natação: Amor, obejetivos, paciência, sacrifício, confiança, persistência, técnica de nado, descanso, alimentação correta e Força de vontade!

    É um esporte q trabalha todos os grupos musculares que praticada na intensidade correta ajuda na redução de gordura corporal e aliviando as tensões do cotidiano e ajudando a recuperar certas lesões. Por falar em lesões, o risco q contrair uma é pequeno porque a água amortece os impactos além de ser super relaxante.

    O importante mesmo é seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação é um esporte q demanda muita energia, sendo assim os suplementos alimentares muito importantes, isso vai melhorar o desempenho e ajudando na manutenção e no aumento dde massa muscular aumentando o metabolismo e o sistema imunológico, fornecendo a quantidade de vitaminas e minerais necessárias q um atleta precisa.
    Lembrando-se que nem sempre o q é bom para um é bom para o outro, assim sendo ideal o acompanhamento de um médico especializado que possa orientá-lo.

    Existem vários tipos de suplementos usados p auxiliar na natação. Os mais indicados são: Sports Drinks( fonte importante de carboidratos e de hidratação), Destrose, Glutamin, Multivitamínics, Whey Protein, Barras Protéicas, Guaraná e Termogênicos.

    * A coca-cola pode ser substituida pelo guaraná, q também possui cafeína e ajuda a manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo.
    * Gatorade é um repositor eletrólitico
    * Banana é rica em Potássio e Fibras, Vitaminas C e A.
    Agoraa a Papinha de neném é bem interessante, gostei rs que inovação heim Pompeo..preciso saber mais sobre..
    Parabéns pelo trabalho, pela dedicação
    Continue dando dicas de treinamento e buscando seus objetivos
    Sucesso!!!


    Marcia S.

    ResponderExcluir